O que você precisa saber antes de ir a Cuba

Não consigo parar de pensar em falar em Cuba e por isso acabei escrevendo tres posts aqui no blog haha. Mas achei esse post bem importante porque existem algumas informações que são necessárias saber antes de viajar.

Visto e vacinas
O visto na verdade é um cartão de viagem que pode ser emitido pelo consulado Cubano, ou em alguns casos pela companhia aérea. O site Melhores Destinos fez esse post explicando o passo-a-passo para emitir o visto.
Desde março 2017 Cuba passou a exigir comprovante de vacinação contra febre amarela para viajantes ingressando no Brasil. A vacina precisa ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem, e é necessário apresentar um certificado de vacinação internacional na chegada a Cuba.

Fazer todas as pesquisas sobre o lugar antes de ir
Pesquise itinerários, endereços, o que fazer, e etc antes da viagem. Quando você chegar em Cuba o acesso a internet vai ser praticamente nenhum. E sim, é legal ter um tempo pra andar por Havana sem destino e descobrir coisas no momento, mas também existem coisas super legais pra fazer lá que você provavelmente não vai saber se não tiver pesquisado antes.

Baixe o Cuba app
Esse aplicativo é maravilhoso! Foi MUITO útil na viagem! Ele tem um mapa de Cuba que funciona offline. Tipo, não da pra pesquisar um endereço e o app te mostrar o caminho, mas dá pra ver o pontinho azul na sua localização o que me ajudou pra conseguir seguir o mapa.

Faça reservas em restaurantes antes de ir
Alguns dos melhores restaurantes de Cuba (tenho aqui nesse post) precisam de reserva. A gente até tentou ir em alguns sem fazer reservas mas não conseguimos mesa de jeito nenhum. Então aconselho fazer uma pesquisa ou ler meu post com os restaurantes favoritos, e fazer reservas antes de ir.

Dinheiro em Cuba
Em Cuba existem duas moedas: CUC e CUP. O CUP é usado pelos moradores, e CUC por nós turistas. Praticamente todos os lugares vão ter os preços em CUCs, a não ser que você visite algo extremamente local que não seja turístico de jeito nenhum. 1,00 CUCé equivalente a mais ou menos R$ 0,30.

Quanto você vai gastar por dia
Essa pergunta é meio difícil de responder porque depende muito de pessoa prs pessoa. Mas vou passar uma média de quanto custam algumas coisas lá. A gente tomou café da manhã no Airbnb que estávamos hospedados e pagamos 5 CUC por pessoa. Almoço e jantar gastamos em torno de 12 - 20 CUC por pessoa. Os outros custos foram transporte, museus, rum e mojitos haha. Gastamos uma média de 80 - 100 CUC por dia por pessoa.

Somente dinheiro
Em Cuba eles não aceitam cartão de bancos dos Estados Unidos. Pelo certo, daria até pra gente usar cartão de bancos Brasileiros pra sacar dinheiro em caixa 24hrs, mas a gente não conseguiu achar nenhum que estivesse funcionando. Então tem que levar dinheiro vivo mesmo porque em todos os lugares você só vai poder pagar com dinheiro.

Airbnb ao invés de hotel
A melhor forma de realmente conhecer Cuba é se hospedar em uma casa ao invés de hotel. Existem várias opções no Airbnb e o povo cubano é super receptivo, e vários deles podem te oferecer serviços como transporte e comida. Ficar em hotel na minha opinião tira um pouco da magia de estar em Cuba.

Não pegar taxi
Dica muito importante: não peguem os taxis amarelos que são do governo porque eles são bem mais caros. Todos os lugares mais movimentados vão ter pessoas oferecendo taxi em carros particulares (maioria das vezes nos carros antigos), e eles são bem mais em conta. Sempre combine o valor antes de aceitar a corrida e pechinchem sem medo.

Não tem lanches na rua
Tirando um carrinho de churros que achamos no primeiro dia e uma janelinha que vendia pizzas, a gente não achou nenhum tipo de lanche pra comer na hora da fome. Tipo que não tem lugares para comprar um salgadinho, barrinha, fruta, salgado, etc na hora da fome. Então se você for que nem eu que come a cada 3 hrs leve alguns lanchinhos ou se prepare pra passar uma fominha enquanto espera entre uma refeição e outra.

Espanhol
Quanto mais espanhol você conseguir falar mais você consegue aproveitar. No meu grupo eu era a única que falava e fiquei meio que de interprete. Os meus amigos que estavam comigo falaram que vão tentar aprender um pouco de espanhol antes de voltar pra conseguir entender tudo melhor e se comunicar de verdade com o povo cubano na próxima vez.

Viaje com mente e coração aberto
Cuba vai te deixar pensando e se perguntando várias coisas. Desencana de tentar entender tudo ou achar respostas. Simplesmente vá com a cabeça e coração aberto e se deixe apaixonar por esse lugar encantador. Esquece internet, esquece uber, esquece luxo. Vai e vive cada dia intensamente.

Raquel Paiva

Brazilian fashion and lifestyle blogger based in NYC