"Estudar Moda em NY" - Diferença entre Community College e Universidade

Eu frequentemente recebo mensagens de pessoas que querem estudar aqui em NY, e a maioria delas tem dificuldade de escolher a faculdade e de entender a diferença entre Community College e Universidade. Por isso decidi explicar um pouco no vídeo, e escrever esse post com mais detalhes e informações.

Quem assistiu o primeiro vídeo, viu que eu vim para o EUA como au pair. A mãe das crianças que eu cuidava tinha estudado na FIT (Fashion Institute of Technology), e foi ai que eu fiquei sabendo sobre a existência da universidade. Eu já tinha vontade de estudar moda, porém ficava com um pé atrás por conta do mercado tão competitivo e difícil. Quando descobri a FIT nem passava pela a minha cabeça a remota idéia de um dia estudar lá. Eleita pela BOF a quinta melhor faculdade de moda do mundo, é claro que seria um sonho estudar lá, porém era algo totalmente fora da minha realidade porque eu acreditava não ter nenhuma condição de pagar.

Durante os meus primeiros 6 meses no EUA eu conheci algumas meninas que tinham vindo para o EUA como au pair, e quando acabou o programa (depois de 1 ou 2 anos) decidiram trocar o visto para estudante e fazer faculdade aqui. Eu não tinha nenhuma vontade de fazer isso porque nessa época eu morria de saudade do Brasil, e só pensava em voltar para casa.

Com o passar do tempo eu fui me adaptando aos EUA, fui ganhando a fluência no inglês, e comecei a ver as oportunidade que eu tinha aqui. Até que depois de pensar, pesquisar, e analisar muito, eu decidi arriscar e fazer faculdade aqui.

Quando eu conheci as meninas que tinham trocado de visto aqui, elas me introduziram aos Community Colleges, que é uma opção mais barata de fazer faculdade em NY.

Community College é uma instituição que oferece cursos de 2 anos que são chamados de Associates Degree. Aqui eles são equivalentes a tipo um curso tecnológico. Porém, aqui nos EUA eles te dão a opção de estudar 2 anos no Community College e depois que você se formar transferir para uma universidade e estudar apenas mais 2 anos, contabilizando o total de 4 anos de faculdade. 

Essa é uma ótima opção para quem sonha em estudar aqui, mas não consegue arcar com o alto custo da universidade logo de começo.  Eu estudo no community college BMCC (Borough of Manhattan Community College), e apesar de ser bem mais barato do que a FIT,  a qualidade de ensino é muito boa, com professores muito bem capacitados, e ótima infra-estrutura (até melhor do que a da FIT na verdade).

O BMCC custa $320,00 para estudantes internacionais. Então para fazer 12 créditos por semestre fica em torno de $3840,00. (12 x 320 = 3840)

Já na FIT, o associates degree custa $6750,00 cada semestre para estudantes internacionais. 

Uma diferença bem grande não é verdade?

Como falei no vídeo, aqui no EUA a faculdade é dividida por créditos, e eu preciso fazer 60 créditos para me formar no community college. O ideal é fazer 15 créditos e se formar em 2 anos, mas eu geralmente faço 12 para não ficar tão caro, então vou me formar em 2 anos e meio.  Lembrando que para manter o visto de estudante é necessário estudar full time, ou seja, 12 créditos no mínimo por semestre.

Também citei no vídeo que as matérias estudadas nos 2 primeiros anos de faculdade de moda aqui em NY não são diretamente relacionadas à moda. São matérias bases que são obrigatórias para os 2 primeiros anos da maioria das faculdades aqui. Tipo Ingles, Literatura, Matamática, Psicologia, e etc.

Por exemplo, eu quero estudar Fashion Business Management na FIT, e no site deles da pra ver as matérias requeridas do quinto semestre em diante, e se descer até o final da página da para ver as matérias de Liberal Arts exigidas para os 4 primeiros semestres (as matérias bases que estou fazendo no Community College).

Quando eu me formar, vou receber o certificado da FIT.

Em relação a pagamento: No BMCC eu posso parcelar através do site do próprio BMCC.

Já na FIT, pelo o que eu sei e vi no site eles não parcelam para estudantes internacionais.

Também recebo perguntas sobre bolsas de estudo, e eu infelizmente não posso ajudar muito porque não ganhei nenhuma AINDA (fé em Deus que um dia eu vou haha). E também não conheço ninguém que tenha ganho aqui em NYC. A maioria das bolsas não são integrais, e são exclusivas para cidadãos americanos. Eu ja apliquei para várias abertas para estudantes internacionais, mas por enquanto não fui escolhida.

Meu conselho: faça muitas pesquisas!

Se estudar aqui é o seu sonho, corra atrás do máximo de informação possível. A cada dia que passa novas coisas são postadas na internet, e você pode sempre achar algo que dê certo para você. Quando eu decidi mudar para NYC eu achei que era loucura e aos poucos fui vendo que não era. É sim muito difícil, já passei por várias coisas, mas estou conseguindo realizar meus sonhos, vivi momentos inesquecíveis, realizei conquistas que nunca imaginei serem possíveis, conheci histórias de pessoas de diferentes partes do mundo, e em resumo apenas cresci profissionalmente e como pessoa. Então não desista antes de correr atrás de todas as informações possíveis que comprovem qual a decisão certa para você.

A vida passa muito rápido, e a gente não tem tempo para deixar de aproveitar ao máximo todas as oportunidades de fazer a nossa história valer à pena!

Se você tiver alguma sugestão sobre algo que queira saber relacionado com estudar moda aqui, deixa um comentário lá no meu canal porque eu vou fazer um vídeo respondendo as perguntas mais frequentes.

Próximo vídeo:  Trocar de Visto no EUA.

Beijo grande & boa sorte!

Raquel Paiva

Brazilian fashion and lifestyle blogger based in NYC